quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Pena do Pintor.

Pena ou troféu?
Muitos caçadores desconhecem que a Galinhola é a única espécie de caça menor que tem um troféu. Não são só as hastes do Cervídeos ou as presas dos Javalis que se apresentam como troféu, que marcam para a posteridade um abate, um lance, uma emoção, também esta enigmática ave tem um troféu, uma pequena e particular pena denominada “pena do Pintor”.
Esta pena é o troféu do caçador de Galinholas, a cada abate é-lhe retirada esta pena, alguns caçadores retiram e guardam as duas (uma em cada asa) outros, apenas uma.

O que é então a pena do Pintor?
A Pena do Pintor é uma pena em forma de ponta de lança, de características distintas das restantes, é muito pequena, mede entre 30 a 32mm e apresenta uma textura completamente diferente das demais, dura e com aspecto quase artificial de aparência e tacto plástico.
Situa-se logo a seguir á primeira rémige, alguns estudiosos acham tratar-se de uma 3ª rémige da asa, esta pequena pena tem uma importância fundamental durante o voo.

O porquê do nome?Este nome "pena do pintor" tem talvez séculos de existência, tantos quanto os séculos que esta ave é caçada. Esta pena foi e ainda é utilizada por alguns pintores, era a pena utilizada para assinar os quadros bem como para conseguir linhas finas nos mais minuciosos detalhes, foi há bem poucas décadas também muito utilizada pelos Franceses para pintar as insígnias das bicicletas.

O Porquê de ser um troféu?Esta resposta perde-se no tempo, desde há muito que esta pena é retirada a cada abate, simbolizando e marcando mais um lance vitorioso. Guardadas em caixas próprias mais ou menos elaboradas, como se de um tesouro se tratasse. Não tão longe assim da verdade, visto que para muitos apaixonados pela Bela Dama, estas caixas com as penas são um verdadeiro tesouro, cada daquelas pequenas penas guarda consigo momentos unicos de rara beleza, é também uma forma dos caçadores contabilizarem os abates ao longo dos anos. Talvez não seja senão mais um dos mistérios da Dama mas, acima de tudo o troféu mais cobiçado pelos amantes desta espécie.